sábado, 21 de abril de 2007

Bahia é beneficiado por erros de arbitragem! Conspiração?

Estava eu no último dia 11 de abril, acompanhando pelo rádio o jogo do Bahia contra o Camaçari, no qual o tricolor da capital perdia pelo placar de 1 a 0. Após um lance polêmico e confuso, o apresentador-chefe da equipe que transmitia a partida entrou no ar e de modo exaltado e repetitivo, gritava aos ouvintes: “dêem logo o título ao Bahia!”

Diante de tanta ênfase, se eu fosse um turista em visita a Salvador, poderia tirar algumas conclusões equivocadas do que eu ouvi. A primeira seria pensar que o Bahia só está classificado devido a erros de arbitragem, o que não reflete a realidade. O tricolor está matematicamente classificado desde o jogo contra o Ipitanga, quando venceu por 3 a 2 na Fonte Nova no dia 1° de abril(não é mentira). Na rodada seguinte começaram os problemas de arbitragem. Primeiro no jogo contra o Poções, quando a equipe do sudoeste foi prejudicada. Depois em Feira de Santana contra o Fluminense, sendo que desta vez o erro prejudicou o Bahia. Na penúltima rodada da primeira fase foi a vez do Camaçari ser prejudicado diante do tricolor, em uma arbitragem no mínimo desastrada. No entanto, em nenhum momento o Bahia dependeu destas partidas para se classificar em segundo lugar, atrás apenas do Vitória. Mesmo se todos estes pontos fossem tirados do Bahia, ainda assim seria mantida a segunda colocação, devido à enorme vantagem sobre o terceiro colocado, Atlético. Vantagem conquistada na bola, no campo e sem erros de arbitragem.

Outro equívoco seria concluir que existe uma espécie de conspiração para beneficiar o Bahia. Ora, que conspiração é essa, na qual um pênalty é marcado no fim do jogo, contra o tricolor? O goleiro do Poções cobrou mal, a bola acertou o travessão, caiu dentro do gol e saiu, mas nem o juiz nem o assistente perceberam que a bola entrou. Erro grave sim! Premeditado, duvido muito! Seria mais fácil ignorar a falta na área e não marcar o pênalty. Sem falar no gol irregular que o Flu de Feira marcou contra o Bahia na partida seguinte. O juiz do jogo simplesmente ignorou que a jogada teve origem em um lance de impedimento, tirando dois pontos da equipe da capital. Será que devo gritar: dêem logo o título ao Fluminense? Acho que não cabe!

Como não sou turista e acompanho há alguns anos o futebol baiano só consegui chegar a duas certezas: os erros desta quarta-feira não foram os primeiros, nem serão os últimos da arbitragem brasileira, e por fim, para manter a audiência, alguns membros da imprensa baiana ainda dependem de um público disposto a ouvir polêmicas vazias disfarçadas de aparente imparcialidade jornalística.
Fábio Guerra.

Um comentário:

Esporte Amado disse...

Aonde vai parar esse Baheaaaaaaaaaaaa????