sábado, 21 de abril de 2007

Dilema Tricolor: Copa do Brasil ou Baianão?

A maratona de jogos que o Bahia terá que realizar nos próximos dias colocou o tricolor em um dilema indigesto: privilegiar o torneio nacional ou o campeonato baiano? Muitos empolgados torcedores sem dúvida irão discordar do termo “indigesto”. Afinal, o dilema é fruto do progresso tricolor em 2007 e há pelo menos três anos não se via um início de temporada tão promissor lá pros lados do fazendão. A euforia pode ser confirmada por frases como “maratona de jogos é coisa de time grande” proferida por alguns membros da torcida.

A Copa do Brasil é considerada por torcedores e jornalistas como o caminho mais curto para a Taça Libertadores da América e representa, para o Bahia, uma grande oportunidade de recuperar o prestígio e estar novamente na mídia esportiva nacional, após os seguidos fracassos nas últimas temporadas. Por motivos semelhantes outras equipes do futebol brasileiro se empenham bastante em vencer o torneio, o que faz da Copa do Brasil um caminho curto, mas não tranqüilo, para o Bahia chegar à competição sul-americana.

Por outro lado, o tricolor não vence o campeonato estadual desde 2001 e o incômodo jejum de títulos já dura 5 anos (o último foi o de Campeão do Nordeste em 2002). Sendo o baianão um troféu teoricamente mais acessível ao Bahia, a palavra “indigesto” começa a fazer sentido.

A verdade é que são grandes as chances de o Bahia não levantar nenhuma das duas taças e a pose de “time grande” ir para o ralo já na segunda rodada do quadrangular final do baiano. Se perder o BA x VI e não passar pelo Fluminense do Rio na próxima quarta-feira, o Bahia voltará abruptamente para a nefasta rotina de time da terceira divisão. Copa do Brasil ou Baianão? Como nenhuma das duas conquistas livra o Bahia do carma da terceirona, existe apenas uma certeza: a temporada só será considerada positiva se for conquistado o acesso à série B do campeonato brasileiro. Pelo menos para isso, não é imprescindível chegar ao título.
Fábio Guerra.

Atacante Sorato é contratado pelo Vitória. Maior rival foi o laboratório.

O Vitória queria Finazzi, atleta que utiliza seu grande vigor físico e uma certa dose de habilidade para concluir em gol as jogadas na grande área. No entanto, a eficiência do jogador, que disputou o paulistão pela Ponte Preta, chamou a atenção das grandes equipes do futebol paulista, e o goleador deve mesmo parar na Vila Belmiro durante o brasileirão. Em compensação, o rubro-negro fechou contrato com outro artilheiro do campeonato paulista: Sorato, atacante do Ituano e que em 2006 defendeu o Bahia durante a série C.

Quando chegou ao tricolor no início do ano passado, Sorato foi cercado por um grande ceticismo por parte da torcida. Isso porque, no ano anterior, o também veterano Viola teve um desempenho pífio e não evitou a queda do Bahia para a terceira divisão. Apesar das desconfianças, Sorato se tornou o artilheiro da equipe na temporada passada e, embora não tenha classificado o Bahia para a segundona, o jogador saiu prestigiado com a torcida.

O fato de Sorato desembarcar na toca do leão reforça uma tendência já notada por alguns torcedores baianos: o tricolor virou laboratório para o rubro-negro e muitos jogadores aprovados no Bahia acabam defendendo as cores do rival no ano seguinte. O ídolo Emerson, o volante Guilherme e o atacante Paulo César “Spirito” são os exemplos mais recentes. Agora, Sorato chega para ampliar a lista.

De quebra, o Bahia virou refúgio de alguns atletas reprovados no Vitória, como por exemplo Jairo, Paulo Musse e Fábio Saci. O efeito prático desta situação, aparentemente favorável ao Vitória, só pode ser medido pelo desempenho dos jogadores, caso a caso. Mas a situação é incômoda para a torcida do Bahia, pois reflete o completo desprestígio em que está mergulhado o escudo tricolor.

A contratação de Sorato é boa para o Vitória? Bom, assim como penalty bem cobrado é o que a bola entra, acho que contratação boa é aquela que dá certo. Só resta esperar pra ver...
Fábio Guerra.

Bahia é beneficiado por erros de arbitragem! Conspiração?

Estava eu no último dia 11 de abril, acompanhando pelo rádio o jogo do Bahia contra o Camaçari, no qual o tricolor da capital perdia pelo placar de 1 a 0. Após um lance polêmico e confuso, o apresentador-chefe da equipe que transmitia a partida entrou no ar e de modo exaltado e repetitivo, gritava aos ouvintes: “dêem logo o título ao Bahia!”

Diante de tanta ênfase, se eu fosse um turista em visita a Salvador, poderia tirar algumas conclusões equivocadas do que eu ouvi. A primeira seria pensar que o Bahia só está classificado devido a erros de arbitragem, o que não reflete a realidade. O tricolor está matematicamente classificado desde o jogo contra o Ipitanga, quando venceu por 3 a 2 na Fonte Nova no dia 1° de abril(não é mentira). Na rodada seguinte começaram os problemas de arbitragem. Primeiro no jogo contra o Poções, quando a equipe do sudoeste foi prejudicada. Depois em Feira de Santana contra o Fluminense, sendo que desta vez o erro prejudicou o Bahia. Na penúltima rodada da primeira fase foi a vez do Camaçari ser prejudicado diante do tricolor, em uma arbitragem no mínimo desastrada. No entanto, em nenhum momento o Bahia dependeu destas partidas para se classificar em segundo lugar, atrás apenas do Vitória. Mesmo se todos estes pontos fossem tirados do Bahia, ainda assim seria mantida a segunda colocação, devido à enorme vantagem sobre o terceiro colocado, Atlético. Vantagem conquistada na bola, no campo e sem erros de arbitragem.

Outro equívoco seria concluir que existe uma espécie de conspiração para beneficiar o Bahia. Ora, que conspiração é essa, na qual um pênalty é marcado no fim do jogo, contra o tricolor? O goleiro do Poções cobrou mal, a bola acertou o travessão, caiu dentro do gol e saiu, mas nem o juiz nem o assistente perceberam que a bola entrou. Erro grave sim! Premeditado, duvido muito! Seria mais fácil ignorar a falta na área e não marcar o pênalty. Sem falar no gol irregular que o Flu de Feira marcou contra o Bahia na partida seguinte. O juiz do jogo simplesmente ignorou que a jogada teve origem em um lance de impedimento, tirando dois pontos da equipe da capital. Será que devo gritar: dêem logo o título ao Fluminense? Acho que não cabe!

Como não sou turista e acompanho há alguns anos o futebol baiano só consegui chegar a duas certezas: os erros desta quarta-feira não foram os primeiros, nem serão os últimos da arbitragem brasileira, e por fim, para manter a audiência, alguns membros da imprensa baiana ainda dependem de um público disposto a ouvir polêmicas vazias disfarçadas de aparente imparcialidade jornalística.
Fábio Guerra.

segunda-feira, 16 de abril de 2007

Soco da Bahia no PAN!




Faltando 88 dias para o início dos jogos panamericano do Rio de Janeiro, a Confederação Brasileira de Boxe (CBBoxe) divulgou a lista dos convocados que tantarão trazer uma medalha para o Brasil. A boa notícia é que, entre os 11 atletas titulares, 6 são baianos. São eles: Paulo Carvalho - 48 Kg, Robenilson Vieira - 51 Kg, Helder Oliveira - 54 Kg, Everton Lopes - 60 Kg, Pedro Lima - 69 Kg e Rogério Nogueira na categoria acima de 91 Kg. Completam a lista os paranaenses Davi Souza - 57 Kg, Myke Carvalho - 64 Kg, Glaucélio Abreu - 75 Kg, Rafael Lima - 91 Kg e o paulista Washigton Silva - 81 Kg. Mas é bom se cuidarem, pois o presidente da CBBoxe, Luís Boselli, garante que quem não se dedicar nos treinos, pode perder a vaga para alguns dos reservas.
-
Flávio Freitas

Felipe Massa do Brasiiiiiiiil!!!!



E só da Massa na fórmula 1. O piloto Brasileiro conquistou sua primeira vitória na temporada, após largar na pole, no grande prêmio do Bahrein. Com a Vitória, Felipe Massa entra na briga pelo título do campeonato. O piloto ocupa a 4° posição com 17 pontos, 5 a menos que os líderes Alonso, Hamilton da Maclaren e seu colega de equipe Haikkonen, ambos empatados com 22 pontos. O piloto Rubens Barrichelo, que largou em 15°, terminou a prova apenas na 13° posição. Como já era de se esperar, Rubinho culpou o carro pelo péssimo desempenho. A próxima corrida acontecerá no dia 13 de maio, em Barcelona no GP da Espanha. Até lá, a Ferrari é só comemoração.
-
Flávio Freitas

Contratações



Muita movimentação nos bastidores do futebol brasileiro. Com os campeonatos regionais chegando à fase final, os times aproveitam para contratar. O time do Vitória anunciou nesta segunda-feira a contratação do atacante Sorato, que atuou na equipe do Bahia na temporada passada. Em Pernambuco, o time do Sport confirmou a contratação do meia Geovani, ex-Santos e Barcelona. O craque estava no futebol Árabe e chega com a responsabilidade de levar o time de Recife a quem sabe uma sonhada conquista do brasileiro da série A. Em São Paulo chega ao fim o mistério da contratação do técnico do Corinthians. Especulações apontavam Abel Braga, mas a vaga ficou com o treinador Paulo César Carpegiane. No Rio, o Vasco confirmou seu novo técnico. Será Celso Roth, que já treinou as equipes do Flamengo e Botafogo.
-
Flávio Freitas

Campeonato Baiano

Chega ao fim o primeiro turno do campeonato baiano de 2007. As 4 equipes integrantes do G-4, que farão o quadrangular final são: Vitória, Bahia, Atlético de Alagoinhas e Poções. O time do Juazeiro ficou de fora, após uma humilhante derrota para o Fluminense de Feira por 3 a 0. Agora, as equipes se enfratarão em jogos de ida e volta, já marcados para começar no próximo domingo, dia 15. Na Fonte Nova, teremos a primeira partida do clássico Ba X Vi, enquanto o time do Carcará (como é conhecido o time de Alagoinhas) enfretará a equipe do Poções que jogará em casa. Confira a classificação abaixo:

  1. Vitória - 50 Pontos / 37 SG
  2. Bahia - 50 Pontos / 23 SG
  3. Atlético - 36 Pontos / 7 SG
  4. Poções - 36 Pontos / 4 SG
  5. Juazeiro - 34 Pontos
  6. Fluminense - 27 Pontos
  7. Vitória da Conquista - 26 Pontos / 0 SG
  8. Camaçari - 26 pontos / - 11 SG
  9. Itabuna - 24 Pontos
  10. Colo-Colo - 22 Pontos
  11. Ipitanga - 18 Pontos
  12. Catuense 13 Pontos

A rodada também confirmou o rebaixamento do time da Catuense para a segunda divisão do campeonato baiano de 2008.

-

Flávio Freitas

Outros Estaduais (E tome empate!)

Dois empates marcaram a primeira rodada das semi-finais do campeonato paulista. No sábado o time do Santos não passou do 0 X 0 contra a equipe do Bragantino que jogou boa parte do segundo tempo com um jogador a menos. No domingo foi a vez do São Paulo jogar e empatar contra a equipe do São Caetano. O jogo terminou em 1 x 1, com ambos gols marcados pelo tricolor paulista. Hugo fez a favor e Richalison marcou contra.
Já na primeira rodada da decisão da taça rio, o time do Botafogo também ficou no empate contra a equipe da Cabofriense em 2 x 2. Quem vencer o próximo confronto, domingo no Maracanã, enfratará a equipe do Flamengo pela final do Campeonato Carioca. Confira mais resultados abaixo:

  • Bragantino 0 X 0 Santos (Paulista)
  • São Caetano 1 X 1 São Paulo (Paulista)
  • Botafogo 2 X 2 Cabofriense (Carioca)
  • Democrata-GV 1 X 2 Atlético Mineiro (Minerio)
  • Tupi 0 X 0 Cruzeiro (Mineiro)
  • Caxias 3 X 0 Grêmio (Gaúcho)
  • Veranópolis 0 X 2 Juventude (Gaúcho)

-

Flávio Freitas